• 18/04/2024

Uma moderna gestão de frota é baseada em tecnologia. As ferramentas tecnológicas desenvolvidas atualmente cada vez mais se enquadram no conceito de gestão eficiente, permitindo controle da frota e redução nos custos.

Assim, é possível manter uma comunicação permanente com os condutores, rastrear os veículos em trânsito ou melhorar o gerenciamento das manutenções. Um bom controle de manutenção da frota é um excelente instrumento de obtenção de elevada economia e eficiência no desempenho.

Acompanhe e conheça 4 tecnologias que auxiliam na gestão de frotas.

1. Rastreamento de frota

A tecnologia de rastreamento de frota permite acompanhamento online dos deslocamentos e das medidas tomadas pelos condutores. Desse modo, obtém-se a redução da utilização indevida do veículo, localização de paradas, redução de horas ociosas, dentre outras inúmeras vantagens.

O sistema pode fazer uso de celular ou da rede web, com utilização de aplicativo específico. Além do acompanhamento, podem ser emitidos diversos relatórios que subsidiam uma gestão de frota baseada em dados reais e mensuráveis. Além disso, indicadores de desempenho podem ser utilizados de modo a ilustrar os resultados obtidos com a gestão.

2. Software de gestão de frota

A eficiência na gestão da frota é fator decisivo na competitividade de sua empresa. Com um software de gestão, você organiza tudo, melhora o desempenho, economiza e passa a ter controle.

Desse modo, ao construir um banco de dados da frota e de seus condutores, você passa a ter referências indicativas de resultados operacionais confiáveis. Com a emissão de relatórios gerenciais você dispõe das condições necessárias para a tomada de decisão na direção da melhoria de seus processos.

Assim, desde os hábitos de um condutor até a época certa da manutenção preventiva, por exemplo, está tudo ao seu alcance. E com a vantagem de que esses dados são mantidos em segurança por meio de backups, viabiliza-se a construção de um histórico de todos os passos da gestão de sua frota.

Além disso, um bom software de gestão de frota propicia o conhecimento de cada um de seus clientes através dos resultados obtidos com a análise do frete total, do peso faturado e do ICMS vinculado.

3. Gestão de abastecimento

A gestão de abastecimento de frota hoje é atendida por algumas ferramentas tecnológicas que propiciam real controle da operação. Existem sistemas automatizados, operantes em algumas bandeiras de postos de combustíveis por todo o território nacional, e que podem ser instalados nos postos internos da empresa.

Esses sistemas operam registrando a quilometragem do veículo, o combustível e o volume abastecido, assim como o local e o horário do abastecimento. Essas facilidades permitem a gestão total do abastecimento dos componentes da frota com acompanhamento diário, eliminação de comprovantes e de possibilidades de fraude.

4. Comunicação de frota

Ferramentas de comunicação imediata com os veículos da frota são indispensáveis para uma gestão de transportes de sucesso. Módulos integrados de celulares e satélite permitem comunicação e localização em qualquer ponto. Dessa forma, viabiliza-se o gerenciamento remoto em tempo real.

Existem sistemas mais simples, com aplicativos para celular conectando todos os veículos da frota com a central operacional da empresa. Assim, a comunicação de operações de entrega, abastecimento, paradas para almoço ou manutenção do veículo pode ser imediata.

Você viu como a tecnologia pode viabilizar competitividade para o seu negócio por meio da gestão de frotas. Entre em contato conosco e fique por dentro das melhores soluções!

Publicidade Zorte