• 28/03/2024
Protegendo sua transportadora: Como encontrar o seguro ideal?

O cenário da nossa economia não está nada favorável e, com o aumento constante do preço do combustível, a alta carga de impostos que reflete na energia, água, inflação, entre outros fatores, há um grande impacto nos empreendimentos.

Gerenciar os custos do seu negócio a cada dia se torna mais importante, e todo detalhe que o empresário observa é um importante benefício para a sua empresa. Aqui, insere-se o roteirizador de frotas como uma das alternativas de redução de gastos e aumento da competitividade do empreendimento frente ao mercado.

Dessa forma, confira agora como o roteirizador poderá ajudar a sua empresa. Continue lendo!

O que é um roteirizador?

O roteirizador é um mecanismo tecnológico de roteirização para o constante planejamento das operações de transporte e distribuição de produtos. Suas principais funções visam o cálculo da quilometragem para saber os fretes ou para auditar os que foram pagos às transportadoras terceirizadas.

Ou seja, a função do roteirizador é de melhorar a programação das entregas de acordo com a quantidade e capacidade dos veículos, na quantidade de pedidos e nos pontos de entrega, de modo que o custo se torne reduzido para o empreendedor.

Benefícios de um roteirizador de frotas

Posto isso, os principais motivos pelos quais as empresas devem investir em um roteirizador de frotas são:

Previsão de gasto e economia de combustível

O cálculo das despesas é feito automaticamente pela ferramenta, baseado no tempo de rota, quantidade de combustível necessário e o preço. A economia é proveniente da melhora da automação da rota, isto é, de toda a análise do percurso. O roteirizador leva em consideração fatores como quilometragem, trânsito e pontos de parada.

Cálculo de quilômetros rodados

Normalmente, as empresas de transporte fazem a cobrança por quilômetro rodado. Assim, é importante uma comparação entre a distância prevista e a percorrida.

O trajeto é traçado de forma automática, com base no melhor caminho na roteirização inteligente, e a necessidade do cliente é respeitada, seja no local e quantidade de pontos de parada, seja na fuga de rotas de congestionamentos.

Cálculo dos pedágios do trajeto

Com a atualização constante da ferramenta em relação às taxas e às praças de pedágio, é possível levar em consideração o tipo de veículo que fará a viagem, dando permissão à integração do valor com o frete.

Assim, o empreendimento verifica com as praças de pedágios que estarão no percurso de distribuições antes e emite o comprovante de pagamento das respectivas tarifas com o preço total da entrega.

Otimização das rotas

Aqui, a otimização das rotas tem por fim reduzir a distância, gerando ganhos de tempo nas operações e ajudando na racionalização dos recursos humanos.

O interessante do roteirizador é que ele mostra dados que podem ser utilizados conforme as prioridades da empresa: percurso mais curto, mais rápido, desvios, as vias que são principais, entre outros.

Redução de gastos com manutenção

Quanto mais se roda com o veículo, maior será a probabilidade de manutenção. Isso significa que para reduzir esses gastos é necessário também diminuir o percurso ou evitar os trechos críticos.

Com a roteirização automatizada, o veículo percorrerá estradas com boa conservação e distâncias reduzidas.

A roteirização e os resultados oferecidos às empresas

O melhor resultado é o cumprimento dos prazos de entrega e, dependendo da natureza do negócio, esse tempo reduzido se torna um diferencial competitivo muito atraente e bem-visto pelos consumidores.

A roteirização pode ser de rota fixa (quando o sistema realiza a distribuição das cargas transportadas por uma rota definida por meio do CEP) ou rota dinâmica (quando o sistema fornece o melhor itinerário de entrega após a análise dos dados da carga, capacidade do caminhão, estradas, informações das ruas e pontos de entrega).

Assim, sua utilização resulta em uma logística estratégica e dinâmica, diminuindo os atrasos e erros e tornando toda a operação melhor, rentável e segura para as empresas.

E aí, gostou do nosso post sobre roteirizador: o que é e como ele pode ajudar sua empresa? Siga-nos nas redes sociais! Acesse nosso Facebook e fique por dentro deste e de outros assuntos.