• 28/04/2024

É possível que você esteja negligenciando alguns custos básicos de logística ocultos, que muitas pessoas deixam de considerar, mas que desempenham um papel fundamental na melhoria do seu orçamento.

Você está dando o devido valor às suas finanças?

Muitas vezes, mesmo com uma contabilidade em dia e um contador confiável, você cumpre todas as obrigações legais e realiza seu trabalho corretamente, mas ainda assim não consegue ver os frutos financeiros no final do mês. Apesar de tanto esforço, o lucro é escasso, ou até mesmo inexistente. Sua conta não fecha. O trabalho aumenta, mas os ganhos não acompanham. Para onde está indo todo o dinheiro? Por que os números não se encaixam? E mais importante ainda: você já considerou que, ao não ter controle total sobre seus custos logísticos, está em desvantagem em relação aos seus concorrentes?

A resposta pode estar no gerenciamento dos custos invisíveis.

1 – O custo oculto de processos ultrapassados que impactam sua empresa.

A era da revolução 4.0 trouxe consigo a automação dos processos repetitivos, complexos e burocráticos, incluindo a logística de cargas que abrange diversos setores. Se seus processos operacionais, ou seja, a maneira como você interage com fornecedores, parceiros e clientes, não se adaptaram às mudanças do mercado, isso certamente afeta sua receita. Sem eficiência, você acaba atendendo menos pelo mesmo custo, o que, na prática, resulta em despesas elevadas em relação aos seus ganhos.

2 – O custo subestimado do trabalho manual que não pode ser substituído por softwares.

Os softwares de logística que um dia foram considerados inovadores agora estão desatualizados ou incompletos para lidar com as crescentes demandas diárias. Como resultado, além do alto custo dessas tecnologias, também há o ônus do trabalho manual necessário para suprir essas lacunas. Além disso, existem empresas que nem mesmo utilizam um sistema de gestão, o que prejudica ainda mais o equilíbrio financeiro, já que a quantidade de funcionários geralmente é elevada para lidar com todo o trabalho, resultando em uma folha de pagamento extensa. Nos dias atuais, as startups ou pequenas empresas de softwares tendem a ser mais inovadoras e abertas a mudanças do mercado.

3 – O custo invisível gerado pela falta de organização.

Montanhas de papéis, multas, documentos espalhados, recibos perdidos, planilhas desatualizadas, dados duplicados, arquivos desorganizados, 70 mensagens não lidas em 20 grupos do WhatsApp, uma fila interminável de cargas para carregar e descarregar, prazos perdidos, resumindo,caos! e qual o resultado de tudo isso? Desperdício de dinheiro.

O cliente pergunta sobre o status do pedido, mas você não está preparado para fornecer essa informação porque sua operação não está unificada.

A má gestão da informação é um dos custos ocultos mais altos e difíceis de serem percebidos por uma empresa. Aqueles que trabalham nesse ambiente caótico sofrem, mas muitas vezes aceitam que essa é a forma como as coisas funcionam.

Aqueles em posições superiores avaliam os funcionários com base em suas atividades aparentemente desorganizadas, julgando-os como relaxados, improdutivos e, frequentemente, incompetentes.

Um ambiente organizado, com softwares atualizados e tarefas bem definidas, reduz custos e aumentam a eficiência da empresa, ou seja, você faz muito mais com menos recursos humanos e financeiros.

4 – A eficiência na gestão do tempo da sua equipe logística está ruim.

Diretamente relacionada à falta de organização, a gestão de tempo se torna um devorador de recursos financeiros e humanos, mas de difícil identificação.

Entre os principais fatores que consomem tempo na logística, o descumprimento de agendas é o mais prejudicial. Os imprevistos diários que surgem na vida de um profissional logístico são a principal causa disso.

Por exemplo, a desorganização no processo de carga/descarga nas docas afeta toda a equipe e acarreta atrasos em outras tarefas rotineiras. Algumas empresas chegam a contratar um analista de logística exclusivamente para lidar com essa função.

Agendar as atividades de carga e descarga nas docas não é uma garantia absoluta, mas contribui para a organização dos carregamentos e descarregamentos, prevenindo multas, filas, insatisfação dos clientes, reclamações e atrasos. Embora seja belo em teoria, na prática, percebemos que a realidade é bem diferente.

5 – Sua cultura organizacional carece de foco na inovação.

Falar sobre inovação não é sinônimo de praticá-la. Muitas empresas adotam essa retórica para se sentirem parte da mudança, porém, fazem pouco para efetivamente transformarem-se. A verdade é que manter-se no status quo e continuar fazendo as coisas do mesmo jeito é extremamente confortável.

Afinal, aprender algo novo requer tempo, dedicação e comprometimento, e tudo isso demanda esforço. E já temos trabalho suficiente, então por que adicionar mais? Esse ciclo vicioso é bastante comum em empresas tradicionais com mais de duas décadas de experiência em permanecerem inalteradas.

Se essas situações fazem parte da sua rotina, talvez seja o momento de tomar uma atitude: MUDAR.

Como vimos no artigo, entre os custos ocultos operacionais que drenam os lucros, a falta de inovação e a desorganização são os mais prejudiciais, pois impedem o crescimento financeiro da empresa e em casos mais graves podem levar a empresa a falência. Ter um lucro menor não necessariamente significa ser inferior no mercado, mas pode indicar que sua empresa não está alcançando todo o seu potencial como deveria. Seus concorrentes podem ser um bom termômetro nesse sentido, então é importante investigar como eles estão operando e se saindo.

Além disso, se você deseja se destacar das outras empresas do mesmo setor, é fundamental oferecer melhores condições de negociação. No entanto, se sua saúde financeira estiver fragilizada, torna-se mais difícil fechar bons negócios, concorda?

E como podemos realmente fazer a diferença?

Convido você e sua empresa a realizarem uma autoavaliação dos seus processos e a refletirem sobre suas abordagens em relação à inovação. Se surgirem preocupações, saiba que você pode contar com a equipe de especialistas da Zorte Tecnologia para impulsionar a mudança. Utilize o Zorte e inicie a mudança!