Figurando entre um dos aspectos mais importantes no bom desempenho da cadeia de suprimentos, a gestão de logística é também um importante fator a ser explorado como diferencial competitivo e entrega de valor agregado ao cliente final.

O conceito de logística como o conhecemos hoje é ainda muito recente, de modo que está em constante evolução. Surgem com frequência novas ferramentas e técnicas voltadas para a otimização dos processos. Sua correta aplicação torna possível a redução de custos, aumento de produtividade, monitoramento de falhas, entre outros benefícios.

Preparamos a seguir algumas dicas para que você possa aplicar na gestão de logística e transporte da sua empresa a fim de melhorá-la. Continue a leitura e descubra como obter maior eficiência e lucratividade em seus processos.

Investir em tecnologia para gestão de logística

Vivemos momentos de crise, nos quais economizar, reduzir custos e aumentar a produtividade são essenciais para sobrevivência em um mercado extremamente competitivo.

Para não se perder em meio a todas essas informações, o uso de um sistema de gestão é essencial. A tecnologia, nesse caso, permite registrar e monitorar as principais informações do seu negócio, de modo que possam ser gerados posteriormente relatórios de desempenho.

Ter acesso a esses dados torna possível, por exemplo, identificar quais produtos são mais rentáveis, quais geram maior demanda, que setores são mais problemáticos, qual a capacidade de produção e distribuição etc.

Treinar seus colaboradores periodicamente

A adoção de tecnologias modernas deve caminhar de mãos dadas com o aperfeiçoamento dos seus recursos humanos. Para que todo o potencial dos investimentos em softwares e maquinário seja explorado é necessário que as pessoas que irão operá-los estejam plenamente capacitadas.

Colaboradores treinados são mais confiantes, eficientes e solícitos. Ao conhecer todos os detalhes das funções que precisam desempenhar, cria-se um ambiente propício ao aperfeiçoamento e inovação de processos.

Manter um setor de controladoria

O setor de controladoria ainda é muito pouco difundido nas empresas, porém sua existência é primordial na identificação de falhas. Esses profissionais analisam detalhadamente toda a movimentação financeira da empresa em busca de desperdícios, cobranças indevidas, além de buscar maneiras de conter sangrias.

O trabalho também deve ser realizado utilizando módulo específico do software de gestão, que oferece condições para análises mais eficientes e retorno rápido nas intervenções.

Diversificar fornecedores de logística

Os custos com logística representam uma fatia significativa do preço do seu produto. Na obtenção de melhores condições, contar com um cadastro de fornecedores diversificados permite monitorar o preço médio praticado pelo mercado, tornando possível fazer escolhas mais inteligentes.

O ideal é ter um fornecedor principal, com o qual desfrute de maior poder de negociação, porém continuar cotando com outros para descobrir se os valores cobrados estão sendo justos. Além do mais, é bom ter outros fornecedores para lidar com imprevistos, de modo que consiga agir rápido na resolução do problema.

Publicidade Zorte

Primar pela excelência no atendimento

O atendimento aos seus consumidores merece uma atenção especial, pois geralmente quando um cliente entra em contato é porque ele está tendo algum tipo de dificuldade que,se não resolvida corretamente, pode acabar desgastando a sua imagem.

Atraso de entregas é um problema bastante comum, apesar de ser constantemente combatido. Desse modo, o melhor é que esses imprevistos possam ser levados ao conhecimento do cliente antes que venha a reclamação. Um SAC eficiente, quando fala com o cliente não tenta desconstruir as críticas, mas se desculpa por eventuais falhas e já aponta soluções que satisfaçam a necessidade do cliente.

A gestão de logística deve ser uma cadeia integrada, na qual todos falem a mesma língua. Não importa quem atenda o telefone, é primordial que as informações estejam disponíveis, pois, na maioria das vezes, a única coisa que o consumidor deseja é informação.

Qual a maior dificuldade na gestão de logística na sua empresa? Deixe abaixo o seu comentário.

Comments

comments