• 28/03/2024

Encontrar profissionais competentes e qualificados é um grande desafio para qualquer empresa e mantê-los é uma forma de reduzir custos. Para uma transportadora contratar um motorista de caminhão, não é diferente. Para integrar uma equipe de frotistas, o profissional deve ter diversas qualidades e atributos bastante específicos.

Considerando essas particularidades, o motorista cuidará do veículo e da carga por longas distâncias, e levará o nome da transportadora aos mais diversos lugares. Por isso, neste post, daremos algumas dicas para você que deseja contratar um motorista de caminhão. Acompanhe!

Quais as possibilidades de contratação?

Autônomo

O motorista autônomo possui seu próprio caminhão ou até outros veículos, para que outros condutores possam trabalhar. Por ser dono do próprio veículo, ele conhece todas as particularidades do seu meio de trabalho, sejam boas ou ruins.

Ele possui maior flexibilidade de trabalho e de negociação de valores, mas é preciso ficar atento na hora de contar com os serviços de um Transportador Autônomo de Carga (TAC).

Colaborador

Caso sua empresa necessite apenas do profissional, sem veículo próprio, ao realizar um processo de seleção, mostre a ele todos os detalhes do trabalho disponível. Explique informações referentes às rotas, os tipos de carga, as funções que ele exercerá, bem como o tempo que ele ficará distante.

O que é combinado não custa caro no final. Tal conduta evitará uma alta rotatividade da equipe e, consequentemente, os encargos trabalhistas para admissão e dispensa serão menores.

O que avaliar na hora de contratar um motorista de caminhão?

Experiência

A tecnologia embarcada nos veículos, com GPS e rastreadores, por exemplo, coloca os profissionais que tenham familiaridade com esses equipamentos em vantagem no processo de contratação e montagem de uma equipe de colaboradores fixos.

Por mais que motoristas com vários anos de trecho tenham experiência de rodagem, nem sempre eles estão adequados aos novos tempos e às novas ferramentas de trabalho e precisariam passar por uma atualização.

Hábitos

Ao contratar um motorista de caminhão, considere também os hábitos dessa pessoa enquanto condutor e como cidadão. Teste-o sobre os conhecimentos do Código de Trânsito Brasileiro, mecânica, direção defensiva, hábitos ao volante, bem como o tempo que ele trabalhou em outras empresas.

Publicidade Zorte

Pretensões

Durante o processo de seleção de um motorista, busque conhecer as intenções dele em relação à vaga. Saiba as razões que o levaram a se candidatar, a expectativa salarial, as impressões que ele tem da empresa, se ele possui expectativa de crescer profissionalmente, os diferenciais que ele pode oferecer no trabalho, bem como se ele possui alguma limitação familiar, como filhos pequenos, para desempenhar suas funções.

Pontualidade e responsabilidade

Ao contratar um motorista, observe e conheça os hábitos que ele adota para se antecipar e se precaver em relação a contratempos, como acidentes e tráfego intenso, que possam comprometer o prazo de entrega. Assim, é possível verificar se o condutor tenta compensar o tempo perdido nesses imprevistos excedendo a velocidade ou desrespeitando as regras de trânsito.

Contratar um motorista de caminhão exige uma seleção criteriosa e cuidadosa, já que ele representará a empresa em toda a sua área de atuação. Os investimentos no aprimoramento dos serviços costumam ser altos, por isso, conte com profissionais que tenham a capacidade de manter um elevado padrão de qualidade.

Quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho e ficar por dentro de mais notícias? Curta nossa página no Facebook!