O setor de transportes vem apresentando bons índices de crescimento no país, fomentando a criação de empresas de pequeno e médio porte. No entanto, como em qualquer área, gerir de forma responsável e lucrativa é a função de um bom empreendedor — e no setor contábil esse cuidado deve ser ainda maior.

Empreendedores modernos e que desejam alcançar um processo de gestão desenvolvido e otimizado carecem de uma estrutura organizacional bem definida para atingir suas metas. Em meio ao atual cenário contábil, surgiu um novo setor responsável por assegurar que as informações sejam pertinentes para o processo de decisões e apoie a diretoria da empresa durante o processo de gestão, o setor em questão é a controladoria!

Por isso, pensando em acabar com qualquer desentendimento sobre o assunto, reunimos, no artigo de hoje, um apanhado sobre o setor de controladoria de transportadora e como ele funciona. Na sequência, você entenderá tudo que você precisa saber sobre esse novo setor da contabilidade. Ficou curioso? Então vamos lá!

Qual a função da controladoria em sua empresa?

O setor responsável pela controladoria é encarregado de direcionar e otimizar as tomadas de decisões para que elas auxiliem seu empreendimento a alcançar o sucesso financeiro.

O papel exercido pela controladoria pode envolver desde a gestão de custos, controle do orçamento, estipulação de preços até a gestão de atividades e processos da empresa. Por isso, esse é um setor imprescindível para os negócios. Afinal, a partir da avaliação dos resultados empresariais obtidos, é possível otimizar seu desempenho, corrigindo e prevendo situações que podem comprometer a saúde financeira da empresa.

Muitas empresas, na hora de direcionar seu processo de tomada de decisões, encontram obstáculos que comprometem o resultado final. Isso acontece principalmente pela falta de preparo técnico de seus gestores que, ao não possuírem informações fidedignas, acabam por prejudicar os avanços econômicos.

Um bom serviço de controladoria é responsável por auxiliar a globalização da empresa no mercado contábil, ou seja, fornecer apoio integral aos gestores, com informações, análises, contribuindo principalmente na motivação e comprometimento do time de gestores para consolidação da empresa no mercado.

Como integrar a controladoria na transportadora?

O setor de transportes e cargas é responsável por grande parte do PIB brasileiro, acarretando no aumento da competitividade da área — que é potencializada, ainda mais, com a globalização.

No setor de transportadoras é imprescindível a utilização da controladoria para alcançar um planejamento estratégico bem definido e esquematizado dos gastos fixos e variáveis que os transportadores têm em seu dia a dia, em razão da relação “volume a ser transportado versus a distância a ser percorrida”.

Publicidade Zorte

Em que consiste um bom processo de gestão financeira?

Um bom processo de gestão financeira envolve a esquematização de etapas estratégicas, operacionais e táticas, estipulando metas diárias e a longo prazo a serem efetivadas.

As funções exercidas pela controladoria são fundamentais para suprir as carências de sua transportadora. Por meio de ferramentas de controle, como análises e estudos de mercado, qualquer empresa pode otimizar seu desempenho utilizando um maior controle financeiro e direcionando seus recursos para uma maior atuação no mercado, resultando em um maior rendimento para seu negócio.

Por meio da controladoria, sua empresa estará capacitada para exercer um controle financeiro eficaz, garantindo assim a esquematização e melhor organização de seu plano de gestão.

Portanto, seu empreendimento poderá firmar-se no ramo de transportadoras e permanecer consolidado mesmo em possíveis crises. Utilizar a controladoria como mecanismo estratégico, trabalhando com dados coerentes, significa capacitar seu empreendimento e adequá-lo à realidade mercadológica.

E então, solucionamos suas dúvidas sobre o setor de controladoria de transportadoras? Para tornar sua gestão ainda mais eficiente, não deixe de conferir nosso artigo sobre planos de gestão para transportadoras!

Publicidade Zorte

Comments

comments