Elaborar um planejamento tributário eficiente é imprescindível em qualquer ramo empresarial, pois o montante que se paga de tributos em nosso país é elevadíssimo, podendo mesmo comprometer a própria existência de uma empresa. E na atividade de serviços de transporte de carga não é diferente, setor esse que já sofre em razão da alta concorrência.

Portanto, se você é responsável pela gestão de empreendimento nessa área, acompanhe o post que preparamos. Trataremos de temas bastante proveitosos, como o planejamento tributário, a redução de carga fiscal e softwares para controles administrativos e contábeis.

Necessidade de um planejamento tributário

O objetivo é conhecer a carga tributária que efetivamente incide sobre as operações da empresa, verificando as alternativas legais que permitam a maior economia possível no pagamento de tributos.

Para tanto, é necessário que sejam registradas todas as suas despesas e receitas, e apurar seus resultados de modo preciso. Com essas informações, será possível criar cenários e compará-los, a fim de decidir pela situação que se apresenta como mais favorável.

Redução dos custos fiscais

Para o cálculo do Imposto de Renda, por exemplo, existem várias modalidades de tributação — Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional —, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens, além das condições e exigências para se poder optar por uma ou outra. Perceba, então, que se você não tem um controle contábil de suas operações, não saberá se está pagando elevados tributos desnecessariamente.

Outras medidas podem ser avaliadas com o objetivo de se pagar menos tributos, dentre as quais podemos mencionar:

  • possível diminuição de custos — e, portanto, do valor cobrados por seus serviços —, por meio de terceirização de atividades que não sejam o objetivo principal da organização (como terceirizar a frota e a gestão de logística);

  • uso de armazéns gerais para estocar e movimentar as mercadorias dos clientes;

  • verificar se a empresa não está deixando de utilizar os benefícios fiscais concedidos pelo Governo;

  • calcular de forma realística o preço do frete, considerando os impostos que sobre ele incidem, como o ICMS e o ISS.

É altamente recomendável contratar um contador competente, pois ele é um profissional capacitado para elaborar e manter sua contabilidade, fornecendo relatórios que mostram a situação econômica, financeira e patrimonial de sua empresa, sem contar a própria assessoria tributária que lhe será fornecida.

Uso de planilhas eletrônicas e softwares de gestão

Com algumas planilhas eletrônicas, como as do Excel, você será capaz de efetuar seus controles diariamente e com exatidão, registrando os valores de suas compras e vendas, o fluxo de caixa (entradas e saídas de numerário), estoques etc. Você ainda poderá adquirir softwares de gestão, ferramentas de fácil manuseio e atualmente com preços bastante acessíveis, indispensáveis para auxiliar a administração de suas operações.

Veja que não basta cuidar apenas da parte operacional de sua firma — o serviço especializado que você fornece a seus clientes. Igualmente importante é gerenciá-la adequadamente, com o objetivo de torná-la mais eficiente, produtiva e competitiva, o que passa pelos esforços voltados para se pagar o menor montante de tributos permitido pela legislação fiscal.

Compreendeu a importância do planejamento tributário para sua empresa? Se quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe nossa página no Facebook e confira muitas informações sobre este e outros temas essenciais para a condução de seu negócio!

Comments

comments