O dia a dia nas empresas é cada vez mais corrido, e os gestores geralmente acumulam múltiplas funções, tendo que se dividir em diversos papéis. Devido a isso, contar com o suporte de ferramentas de gestão é muito importante para otimizar o tempo e as atividades.

Para ajudá-lo a ter mais produtividade no trabalho, elencamos 6 ferramentas de gestão que farão a diferença na sua rotina. Confira.

1. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para nortear qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Trata-se de um documento que deve ser feito com base na análise SWOT e com planos de ação definidos.

Os planos de ação do planejamento estratégico devem mostrar exatamente quem é o responsável por cada atividade dentro da empresa, evitando, por exemplo, que duas pessoas façam a mesma coisa ou que algo deixe de ser feito por desconhecimento.

2. Análise SWOT

A base do planejamento estratégico é a análise SWOT ou matriz SWOT. É uma ferramenta clássica da área da administração em que são analisados os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças presentes no cenário em que a organização está inserida.

Trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer tipo de negócio, pois ela dá as diretrizes ao gestor que precisa para superar os desafios no mercado competitivo, potencializando suas forças e amenizando suas fraquezas.

3. Hangout

Hangouts são interações feitas ao vivo ou a distância, como uma videoconferência. Existem diversos sites e programas, como o disponibilizado pelo Google, que os fazem de forma gratuita.

Esse tipo de ferramenta é ideal para fazer reuniões de maneira remota, evitando assim gastos com o deslocamento das pessoas até alguma unidade da empresa, por exemplo.

Publicidade Zorte

4. WhatsApp

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para os gestores. Com o aplicativo é possível enviar mensagens de texto para clientes, fornecedores e diversos outros públicos de forma prática e rápida.

Além disso, o WhatsApp também permite que sejam feitas ligações telefônicas, funcionando em qualquer lugar, otimizando também os custos operacionais.

5. Dropbox

Se você deseja armazenar arquivos na nuvem sem gastar muito com isso, precisa conhecer o Dropbox. Trata-se de um aplicativo para celulares, tablets e computadores que permite o armazenamento e compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Existe uma versão gratuita e outra paga, tudo depende da quantidade de arquivos que você vai armazenar na sua conta.

Manter seus documentos em nuvem pode ser uma excelente opção, principalmente para quem viaja a negócios e precisa acessar aos arquivos em diferentes localidades e dispositivos.

6. Softwares de gestão

Para facilitar todos os processos de uma empresa, como monitorar se uma entrega foi realizada, realizar o controle de estoque, entre diversas outras atividades, um software de gestão é fundamental.

Com o software você economizará tempo com atividades burocráticas, podendo dedicar a sua energia para ações estratégicas que realmente façam a diferença para o seu negócio crescer.

Agora que você já conhece essas ferramentas de gestão, pode começar a utilizá-las e dobrar a sua produtividade no trabalho. E, caso você tenha outras dicas de ferramentas, conte para a gente nos comentários.

Comments

comments