A área de logística tornou-se uma preocupação para as empresas, pois, se ela não for bem planejada, pode gerar altos custos para o negócio e para os clientes.

Na hora de contratar um transporte, é recomendável ter bastante atenção, pois existem dois tipos de transporte: carga fracionada e carga lotação. Desse modo, os dois diferem em preço, prazo de entrega, flexibilidade e região de atendimento. As cargas fracionadas e lotação são também conhecidas em diferentes modais como: aéreo, fluvial e aquaviário.

No Brasil, atualmente, o transporte rodoviário é a forma mais utilizada devido ao seu alcance e seu custo ser mais baixo comparável aos outros modais.

Dessa forma, nesta publicação, explicaremos as diferenças e características desses dois tipos de cargas no transporte rodoviário. Descubra qual é mais vantajoso para o seu negócio!

O que é carga fracionada?

O transporte fracionado, geralmente, é utilizado para envio de quantidades e volumes menores de mercadorias. São transportados em caminhões com cargas compartilhadas de diversos remetentes e destinatários, independente da região.

Com isso, o custo do frete é mais baixo, pois o valor será cobrado pela cubagem da embalagem que está sendo transportada. O termo cubagem é bastante utilizado para definir o valor do frete que será cobrado para o envio da carga.

É realizado um cálculo considerando os seguintes elementos: altura x largura x comprimento x quantidade de volumes x 300 (fator de cubagem). Com o resultado desse cálculo, é possível averiguar o espaço que a carga ocupará no veículo de transporte e também a precificação do frete.

Entenda como é feito o transporte da carga fracionada

As transportadoras de carga fracionada realizam as coletas em veículos menores e transportam as mercadorias até o armazém da transportadora. Lá as mercadorias são descarregadas, separadas e embarcadas em outro veículo, conforme a região de destino.

Devido ao processo ser diferenciado, o prazo de entrega é maior do que um transporte lotação, onde a mercadoria segue direto ao seu destino final.

Para ter sucesso, as transportadoras fracionadas precisam investir em tecnologias para auxiliá-las em um controle maior de seus processos, cargas, rastreamentos, entre outros.

O que é carga lotação?

O transporte lotação é ideal para transportar grandes quantidades de mercadorias, onde o caminhão é preenchido por sua totalidade e a entrega é realizada diretamente para um ou mais destinatários.  

Geralmente, o preço do frete é cobrado pelo tamanho do veículo, considerando sua origem/destino ou quilometragem. Por isso, se faz necessário utilizar a capacidade máxima do baú para o custo não ser alto.

Entenda como é feito o transporte da carga lotação

Normalmente, a mercadoria é carregada em um único veículo e pode realizar apenas uma entrega ou mais de uma.

Esse transporte é indicado para: mercadorias urgentes, entregas que o cliente possua alguma particularidade específica, mercadorias que necessitam de um equipamento para efetuar a descarga, entre outros.

Como o transporte é direto, o prazo para entrega é menor comparado a outros modais de transporte.

E, então? Gostou do artigo? Entendeu as diferenças entre carga fracionada e carga lotação? Siga-nos no Facebook e encontre mais notícias relacionadas à logística!

Comments

comments