Você conhece as funções e os benefícios da controladoria em transportadoras? Ela é fundamental para as empresas modernas, que precisam de uma estrutura bem definida para sobreviver.

A controladoria contribui com esse objetivo pois ajuda a ter processos de gestão bem definidos. Sua função é garantir que as informações recebidas pela administração estejam corretas e ajudem os gestores a tomar decisões acertadas.

Quer saber o que é a controladoria e qual sua importância? Acompanhe este post!

O que é controladoria?

A controladoria faz parte da Contabilidade e da Administração. Ela pode ser dividida em dois departamentos:

  • Controladoria Administrativa;
  • Controladoria Contábil.

Os dois servem para fornecer informações detalhadas aos gestores da empresa.

A controladoria faz o controle (como o próprio nome já diz) dos processos e vê se eles estão de acordo com o planejamento e com o orçamento que foram definidos pelos padrões de qualidade da empresa.

Seu trabalho envolve diversas áreas de conhecimento, tais com:

  • contábil;
  • fiscal;
  • financeiro;
  • custos;
  • planejamento tributário e estratégico.

Publicidade Zorte

Quais as funções da controladoria?

Sua principal função é garantir o bom funcionamento da empresa, desenvolvendo sistemas e métodos para melhorar o desempenho de todas as tarefas. Ela também dá informações importantes aos gestores, para que facilitar a tomada de decisão.

Assim, a controladoria prepara várias análises que comparam os resultados reais com os esperados. Por meio dessas análises, os empresários têm uma visão real e objetiva do desempenho das atividades realizadas pela empresa.

Como se pode ver, a controladoria oferece informações importantes que contribuem para o sucesso constante de um negócio. Dessa forma, ela garante o equilíbrio da empresa, solucionando as dificuldades encontradas durante as suas operações.

Controladoria em transportadoras: modismo ou necessidade?

O departamento de controladoria é ainda algo pouco comum entre empresas de transportes. Porém, mais cedo ou mais tarde, sua necessidade vai ser evidente.

Então, a presença desse setor deve crescer, principalmente nas empresas de médio e grande porte e naquelas em que o custo com logística representa grande parte dos gastos da empresa.

Por isso, quando desempenha suas funções tradicionais, a controladoria se coloca como um setor vital para as empresas, pois também funciona como aconselhamento e assistência da alta gestão.

Como funciona a controladoria em transportadoras?

Uma das atividades realizadas pela controladoria em transportadoras é a definição dos indicadores de:

Ela também tem responsabilidade sobre o orçamento da área de logística, pois participa da sua preparação, análise, controle e atualização.

A controladoria em transportadoras pode atuar de diversas formas, como:

  • executando auditorias internas;
  • verificando a qualidade da informação gerada para o cálculo dos indicadores de desempenho;
  • conferindo informações como:
    • valores pagos a fornecedores;
    • contratos;
    • carga tributária;
    • rotinas contábeis, financeiras e administrativas.

Implantar a controladoria em uma transportadora é um investimento em qualidade de informações dadas aos gestores e na organização de processos.

Entendeu a importância da controladoria em transportadoras? Se você quer ficar por dentro de mais assuntos sobre gestão, administração e gerenciamento de transportadoras, assine nossa newsletter!

Comments

comments