Você já deve ter percebido que, nos últimos anos, a palavra chefia foi substituída por liderança no mundo empresarial. Isso se deve ao fato de que chegaram ao fim os tempos da gestão autocrática, em que prevalecia uma relação unilateral entre superiores e subordinados. Hoje, interatividade, colaboração e integração são as palavras-chave para um bom ambiente organizacional.
Para isso, a figura do líder é indispensável, afinal, é ele quem garante a sinergia e a coesão entre o grupo. A grande questão atual, portanto, é descobrir quais são as competências de uma liderança de sucesso, ponto que interessa não só aos gestores, gerentes e supervisores, mas, principalmente, aos profissionais que desejam progredir na carreira.
Para ajudá-lo a identificar essas características, resolvemos trazer, neste post, o que diferencia uma liderança de sucesso de um mero chefe. Confira a seguir!
Autoconhecimento
O líder é aquele que tomará decisões em nome de toda a coletividade. Por isso, é fundamental que ele tenha convicção de suas ideias e confiança em cada um dos seus atos. Para conseguir isso, ele precisa se conhecer muito bem. Entender as limitações, compreender as crenças e, acima de tudo, possuir confiança são alguns dos pré-requisitos da liderança.
Por isso, é muito importante desenvolver o autoconhecimento. Uma boa dica é procurar por um coach, pois ele pode passar algumas dicas para o profissional se desenvolver, realizar atividades de gestão, entre muitas outras coisas.
Capacitação
É claro que a capacitação é uma das grandes marcas de um líder. Nesse aspecto, é preciso haver dois focos de atenção distintos. O primeiro deles é o aprendizado constante na área de atuação para desenvolver habilidades de gestão. Para isso, não existe outro caminho: é preciso apostar em cursos de pós-graduação, workshops, eventos e outros formatos que sejam adequados ao que você precisa.
O segundo foco é ficar por dentro de tudo o que surgir no meio da tecnologia. Afinal, estamos na era digital. É necessário conhecer bem as diversas ferramentas de gestão disponíveis a fim de desenvolver um bom trabalho e, principalmente, melhorar o rendimento de toda a equipe.
Comunicação
A comunicação também apresenta dois aspectos distintos. Em primeiro lugar, o líder deve ser um ótimo orador, sendo capaz de motivar o grupo e transmitir as ordens de maneira clara, para que todos possam entender. A melhor forma para desenvolver esse lado é a leitura constante, principalmente de temas relacionados à gestão.
Além disso, o líder também precisa encontrar forma para fortalecer o laço com cada um dos colaboradores. Feedbacks acertados, por exemplo, podem ajudar nesse aspecto, além de colaborarem para a melhoria do desempenho de todo o pessoal.
Visão
Por fim, o gestor não pode ser imediatista. É fundamental que ele tenha uma visão de futuro clara, para motivar e orientar os colaboradores. É justamente essa visão que é capaz de inspirar as equipes e nortear todos os trabalhos.
Portanto, para desenvolver uma liderança de sucesso, comece estruturando um planejamento claro, tanto para a sua carreira quanto para a empresa como um todo. Esse é, definitivamente, o segredo de grandes líderes mundiais.
Gostou das nossas dicas? Para você, qual é o aspecto mais marcante de uma liderança de sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!