Ser um gestor é um sonho de muitos jovens profissionais. O termo parece vir acompanhado de status, bom salário e autonomia no trabalho. Mas ele também vem acompanhado de desafios mais complexos do que os enfrentados por outros profissionais. Neste post, vamos levantar alguns dos principais desafios do gestor – e, mais do que isso, vamos apontar como você pode superá-los.

Falta de tempo

Esse desafio, literalmente, tira o sono de muitos gestores. Há tanto a se fazer, mas o dia só tem 24 horas – que não podem ser multiplicadas. Então, surge a necessidade de ser mais produtivo, fazer mais coisas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade.

Para superar o desafio da falta de tempo, nossa sugestão é que você “madrugue” – mas sem reduzir suas horas de sono. Em outras palavras, durma cedo e acorde cedo. Muitos dos empresários e empreendedores mais bem-sucedidos do mundo acordam entre 5h e 6h da manhã ou até antes. Nessas horas, eles são mais produtivos, pois há poucas distrações. É o melhor horário para adiantar atividades do seu dia, e você se sentirá mais disposto.

Busca por redução de custos

Os gestores são constantemente pressionados para reduzir custos, a fim de aumentar a margem final de lucro. Chega a um ponto em que alguns acreditam que demitir funcionários ou abandonar projetos internos é a única solução. Porém, esse tipo de medida afeta a satisfação e a confiança da equipe, e o resultado acaba sendo um golpe negativo no moral.

Em vez disso, o desafio da redução de custos pode ser superado através do que os administradores chamam de “filosofia enxuta”. A filosofia enxuta acredita que tudo o que não agrega valor para os stakeholders (clientes, acionistas, funcionários, parceiros) é um desperdício. Estes desperdícios ficarão na mira da redução de custos, enquanto tudo o que é relevante para os interessados na empresa permanece preservado.

Gerir processos e gerir pessoas

Você nunca irá gerenciar apenas processos. Você também precisará, inevitavelmente, gerenciar pessoas. E alguns gestores, embora tenham excelentes conhecimentos técnicos, não possuem muitas habilidades para lidar com a equipe de trabalho. Afinal, é uma tarefa que requer paciência, humildade, empatia, carisma, liderança.

Para superar essa dificuldade, você precisa trabalhar em conjunto com o setor de RH. Eles possuem conhecimentos, técnicas e ferramentas que serão muito úteis para ajudá-lo a lidar com seus próprios funcionários. Mas é claro que você não pode simplesmente delegar a gestão de sua equipe completamente. Por isso, procure um coach. O coaching é um treinamento altamente personalizado, que permite desenvolver habilidades essenciais para que você possa alcançar seu potencial profissional máximo.

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Alto consumo de papel

O papel é um grande inimigo dos gestores. O gestor lida com uma grande quantidade de informações em suas atividades de análise, planejamento, projeção. Naturalmente, essas informações podem se transformar em muitos papéis, ocupando espaço na empresa e dificultando a organização e a movimentação dos funcionários.

Felizmente, hoje é possível realizar a maior parte das atividades sem imprimir uma folha sequer. Por exemplo, se você quiser trabalhar em um relatório com toda a sua equipe, não é preciso imprimir cópias para cada um. Basta colocar o arquivo em um serviço de armazenamento em nuvem e compartilhar o acesso com seus funcionários. Agora, todos poderão visualizar e alterar o arquivo em tempo real, através de seus computadores.

Problemas logísticos

Atrasos, extravios, retenção de cargas e problemas similares levam o cliente a perder a confiança em sua empresa. Na prática, isso se traduz em uma perda concreta de faturamento a médio e longo prazo. E muitos destes problemas surgem devido a uma gestão de entregas inadequada.

Para lidar com este problema, a melhor solução é o software de gestão de entregas. Com ele, a transportadora consegue importar NFs, gerar CT-e, visualizar dados de peso e volume, considerar pedágios, calcular fretes, emitir boletos de cobrança. Enfim, para a transportadora, o software de gestão de entrega representa uma maneira de centralizar e organizar todas as informações sobre os serviços prestados e os clientes atendidos, e todas as documentações necessárias em suas operações.

Você enfrenta outros desafios do gestor em seu dia a dia? Compartilhe conosco quais deles você considera mais complicados e quais são suas dicas para superá-los.

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