• 19/04/2024

Otimização de rotas é uma prática que visa elencar os melhores caminhos para que o transporte rodoviário seja feito. Nesse estudo, podemos mensurar a distância a ser percorrida, a qualidade das estradas, o custo dos pedágios e a necessidade de aumentar ou reduzir o tempo estimado de entrega.

Essa questão logística pode ser um fator de redução de custos para a empresa, aumento de segurança para os funcionários e prazos mais sólidos para o cliente. E isso justifica o investimento de tempo no cálculo de melhores rotas para transportar as mercadorias e manter um negócio estável.

Se você gostou da ideia e quer aprender a como fazer a otimização de rotas em sua empresa, continue lendo o texto!

1. Faça o monitoramento de cargas

Com o monitoramento da carga em tempo real, você terá acesso a informações sobre os locais em que o motorista está passando. Isso permite entender se ele está seguindo corretamente o planejamento de rota, se existe engarrafamento por esse percurso ou se obras estão atrapalhando o trânsito de veículos.

Além disso, a coleta dos dados do monitoramento de cargas é essencial para que o motorista seja avaliado. Medir o desempenho do motorista é o primeiro passo para entrar com um plano de ação, caso haja necessidade.

2. Tenha uma equipe bem treinada

Quanto mais bem treinado é um profissional, mais eficaz ele é em seu serviço e mais respeitoso ele se porta para com a empresa. Isso significa que uma equipe que passe por treinamentos constantes poderá seguir as diretrizes de entrega de maneira exemplar, garantindo a agilidade e o trato zeloso com os clientes.

Somado a isso, o treinamento constante das equipes de funcionários passa a sensação de importância e valorização das pessoas. Ou seja, é possível ter, como efeito adicional, trabalhadores mais motivados.

3. Organize o agendamento fixo de entregas

É comum que certos tipos de entrega sejam feitos periodicamente. Em alguns casos, essa entrega acontece toda semana, principalmente com carga fracionada. Para esse tipo de frete, é interessante entrar em contato com os clientes e combinar a mesma data para grupos de mesma localidade. Assim, pode-se criar um roteiro de entrega.

Isso significa que o motorista, ao entregar os produtos ao primeiro cliente e se direcionar ao segundo, não precisará pegar retornos ou dar voltas. A ideia é que seja formulada uma rota prática em que todos os clientes recebam sua encomenda e, ao mesmo tempo, seja feita a economia de tempo e combustível.

4. Busque softwares de TSM para fazer a otimização de rotas

Um software desenvolvido especificamente para garantir qualidade e produtividade no processo de distribuição é o TSM (Sistema de Gerenciamento de Transporte). Esse tipo de software conta com um conjunto de módulos capazes de facilitar o gerenciamento do transporte, controlando todas as informações de forma integrada. Nesse caso, a automação propiciada pelo TSM é uma boa escolha para aprimorar a otimização de rotas.

Na logística, tempo é dinheiro e economia é lucro, portanto, não podemos ignorar a necessidade de sempre aprimorar os processos da empresa. Assim, como você já deve concordar, a otimização de rotas é uma parte fundamental da gestão de distribuição e precisa ser administrada com zelo.

Antes de começar a planejar as melhores estratégias de rota para sua empresa, que tal compartilhar este artigo com seus amigos em suas redes sociais?