• 19/04/2024

As transportadoras precisam acompanhar a evolução da tecnologia se realmente quiserem multiplicar seu potencial competitivo. Por exemplo, existem softwares de gestão específicos para coordenar as atividades de transporte de cargas.

Veja como escolher o melhor software de gestão para sua transportadora!

Saiba quais são as necessidades de sua empresa

O primeiro passo para escolher o melhor software de gestão para sua transportadora é considerar quais são as necessidades principais da empresa.

O tamanho da transportadora é um critério importante, mesmo que existam softwares bastante flexíveis, que se ajustam a qualquer transportadora, sem levar em conta seu tamanho.

Você certamente deseja um software que organize as finanças do jeito correto. Para uma transportadora, é importante também a emissão de documentos fiscais, como NF-e, CT-e, MDF-e e outros.

Vale a pena também dispor de um cadastro organizado de clientes e manter um controle rígido sobre a frota, para gerenciar jornadas, consumo de combustível, pneus, comissões e assim por diante.

Verifique também se o software é compatível com seu sistema operacional e com outros sistemas que já existam na empresa.

Prefira os softwares de interface e funcionamento simples

Evite comprar softwares muito complexos, dando preferência aos produtos mais intuitivos e fáceis de usar, que se ajustam mais facilmente à logística de sua transportadora e possam ser usados pelos funcionários sem grandes dificuldades.

Os softwares de gestão simples e eficientes permitem aumentar a produtividade, agilizando os processos e as operações.

Compare os preços antes de escolher o software de gestão para sua transportadora

Considere ainda o preço do produto, priorizando o custo-benefício que ele proporciona. Um software barato demais talvez não seja a melhor escolha. Por outro lado, produtos com preços muito acima dos que estão no mercado também podem representar gastos excessivos.

O importante é que o preço se ajuste aos benefícios que o software oferece. Para avaliar com equilíbrio o valor real do software de gestão para sua transportadora, não deixe de considerar o longo prazo.

É comum que as melhores vantagens sejam percebidas depois de um determinado prazo de uso. Além disso, é necessário considerar que sua transportadora pode crescer ao longo do tempo e o software precisa ter potencial para se ajustar a esse crescimento.

Assim, um software com preço que pode parecer muito alto talvez não seja caro, levando em conta as inúmeras vantagens e economia que ele oferece.

Peça a opinião dos seus colaboradores

Compartilhe sua decisão com seus colaboradores e envolva todos de sua equipe na escolha do melhor software de gestão para sua transportadora. Lembre que eles também fazem parte do negócio e usarão o produto. Talvez, alguns deles tenham mesmo ótimas sugestões de softwares.

O importante é que todos participem do processo de decisão para que a utilização e o compartilhamento do produto sejam feitos de forma unânime, com total integração.

Conheça os tipos de softwares de gestão para sua transportadora

Existem diferentes tipos de software que podem ser usados em sua transportadora.

O sistema de gestão de transporte (TMS) é o mais indicado, pois é completo, atendendo a todas as áreas. Esse é um sistema que atende todos os modais de transporte.

Um TMS atende as necessidades da transportadora por meio dos módulos:

  • Financeiro/fiscal;
  • Operacional;
  • Comercial;
  • Frota.

O software para gestão de frota ajuda incrivelmente o gestor a administrar os custos com o combustível, manutenção, pneus, estoque, multas, EPI, o rastreamento e o monitoramento de veículos, entre outras coisas relacionadas à sua atividade.

Os emissores de documentos fiscais (como NF-e e CT-e) estão integrados ao TMS, mas podem ser comprados individualmente, oferecendo soluções diretamente na web. Eles servem para melhorar o gerenciamento fiscal da transportadora.

O gerenciador mobile de entregas pode ser acessado de aparelhos móveis, permitindo o rastreamento das entregas e a integração a outros sistemas (como TMS).

Já escolheu um software de gestão para sua transportadora? Experimentou os benefícios de um TMS? Deixe seu comentário!