• 28/03/2024

Desde a Revolução Industrial, o planeta Terra está ameaçado pelos gases poluentes e pelo consumo desenfreado causado pela ação humana. No entanto, devido às novas práticas sustentáveis, empresas estão adotando medidas ecológicas a fim de obterem lucro sem prejudicar o meio ambiente em que vivem. Por esse motivo, ser uma empresa sustentável tornou-se fundamental no meio corporativo.

Mas não são apenas as empresas que estão buscando apoiar esta causa, já que os consumidores e investidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais um consumo consciente e sustentável. Diante desse cenário, cabe às empresas “vestirem a camisa” por meio de práticas que respeitem os fatores ambientais. Dessa forma, será possível ajudar o planeta e conquistar um lugar de destaque no mercado.

Quer tornar-se uma empresa sustentável? Confira algumas práticas!

Reduza o uso de descartáveis

Você sabia que o plástico demora até 450 anos para se decompor? Um simples copinho descartável que você utiliza para beber água pode ser um grande vilão para o meio ambiente, por isso diminuir o uso de descartáveis é a única saída! Para substituir o uso deste material, dê preferência para copos de alumínios ou materiais e recipientes que podem ser reutilizados mais vezes, dessa forma você economiza e ainda ajuda o meio ambiente!

Faça a reciclagem do lixo

Não é somente em casa que a reciclagem do lixo é necessária! Por dia, uma empresa pode produzir toneladas de lixo que, possivelmente, serão despejadas nos lixões a céu aberto, prejudicando o solo e também a camada de ozônio.

A solução para acabar com isso, é separar o lixo de acordo com sua composição, ou seja, colocando lixeiras específicas para cada material. Além de facilitar a coleta, você reduz uma grande quantidade de lixo, oferecendo para ele um destino mais favorável e rentável.

Diminua o número de impressoras

Quantas folhas de papel saem da sua impressora? Por ser um processo bastante fácil e cômodo, diversas pessoas acabam imprimindo papel sem necessidade, prejudicando o orçamento da empresa, assim como o meio ambiente como um todo. Em média, uma árvore produz cerca de 500 folhas, quantidade que pode desaparecer em questão de segundos dentro de uma empresa.

Uma dica é diminuir o número de impressoras e conscientizar a todos sobre a tendência de informatizar a empresa, assim, relatórios e pautas poderão ser lidas por tablets, projetores e smartphones, sem que haja necessidade de impressão. E quando a impressão sai errado, em vez de jogar fora, use como rascunho o lado avesso!

Conscientize seus colaboradores

Uma empresa não é composta apenas por uma pessoa, por isso é importante informar a todos os colaboradores sobre a mudança de hábitos. Mas em todo caso, se “o boca a boca” não funcionar, estipule regras e faça campanhas sobre o tema, dessa forma todos poderão interagir sobre assunto e ajudar a tornar a empresa sustentável.

Publicidade Zorte

Reduza o uso de energia elétrica

Pequenas ações podem ajudar a sua empresa a diminuir o uso de energia, sem a necessidade de comprometer a produtividade. Em vez de depender apenas da luz elétrica, pinte suas paredes de cores claras, assim você garante uma luminosidade natural, pelo menos, durante o período da manhã e tarde. Evite espalhar ar-condicionados e ventiladores por toda empresa preferindo abrir as janelas, e aproveite os espaços mais arejados para fazer reuniões e demais encontros.

Por meio de alguns gestos, sua empresa sustentável poderá se destacar com esse diferencial ecológico e, de quebra, preservar o planeta que vivemos. Gostou do nosso post? Então, compartilhe ele em suas redes sociais e torne o mundo um lugar melhor para se viver!