Ao longo do tempo a logística passou por diversos avanços que fizeram com que ela deixasse de ser uma área exclusivamente operacional e passasse a fazer parte da estratégia dos negócios. Contudo, a evolução não para por aí e pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com 5 tendências em logística para 2017.
Quer saber quais são elas e como elas impactam nas rotinas de uma empresa? Então continue com a leitura e confira agora mesmo!
1. Investimento em Big Data
A quantidade de dados que são gerados diariamente nas operações logística é considerável. Isso faz com que seja praticamente impossível controlar e acompanhar as informações que são relevantes para a gestão e os resultados.
O Big Data é uma ferramenta tecnológica usada para suportar uma quantidade massiva de dados, além de processá-los com maior agilidade, ou seja, é o recurso que permite gerir o conhecimento com maior eficácia.
Assim, torna-se possível criar análises variadas, com maior precisão, permitindo que o processo de tomada de decisão seja mais acertado, otimizando o uso dos recursos empresariais, tornando os gastos mais eficientes e alcançando resultados mais satisfatórios.
2. Verticalização das cadeias
Uma das tendências em logística para 2017 é a redução dos níveis de estoque, aproveitando melhor o espaço e otimizando o investimento que é feito com o capital de giro.
Nesse sentido, a verticalização das cadeias também se torna uma opção, apesar de o conceito não ser tão recente. A ideia é utilizar espaços menores, aproveitando melhor a capacidade da estrutura.
A grande vantagem disso é a automação e o uso de equipamentos diferenciados, o que ajuda a diminuir as equipes e a gerar maior precisão em rotinas como separação de pedidos, por exemplo.
3. Utilização do omni-channel
O omni-channel pode ser definido como a integração dos diversos canais de comunicação e venda que uma empresa possui e isso envolve loja física, e-commerce, site, redes sociais, central de atendimento, entre outros.
Entretanto, o sucesso dessa estratégia vai além de oferecer a diversidade de canais: é necessário promover a integração entre eles e garantir que os clientes possuam uma boa experiência de compras e relacionamento.
Assim, os consumidores podem se interessar por um produto que foi visto no site e só finalizar a compra na loja física, depois de experimentá-lo, por exemplo.
4. Melhorias no sistema de rastreamento
A melhoria dos sistemas de rastreamento dos veículos pode permitir o acompanhamento das rotinas de transporte em tempo real. Com esse recurso, os gestores podem avaliar as condições do trânsito, fazer alterações nas rotas e ainda usar as informações operacionais para identificar falhas recorrentes — e saber o que pode ser feito para solucioná-las.
Outra grande vantagem dessa tendência é a possibilidade de adotar a rotina de notificações proativas, que consiste no envio de atualizações para os clientes e deixá-los informados sobre qualquer incidente que possa acarretar em atrasos. Isso ajuda a equilibrar as expectativas, o que não diminui a insatisfação, mas garante transparência na relação — gerando maior confiança.
5. 4PL também é uma tendência em logística para 2017
A Quarteirização Logística, mais conhecida como 4PL — Fourt-party Logistics — está ligada ao papel que uma organização possui dentro de uma cadeia de abastecimento. De acordo com a ordem, cada empresa está em uma posição, sendo que:
- 1PL: fornecedores;
- 2PL: compradores
- 3PL: operadores logísticos;
- 4PL: gestores da cadeia de suprimentos.
Enquanto os 3PL trabalham com operações logísticas específicas — como a armazenagem e o transporte, por exemplo —, os 4PL são responsáveis por gerir os processos que estão ligados à cadeia, normalmente mais estratégicos.
A ideia é fazer com que as relações comerciais entre esses grupos sejam aprimoradas, fazendo a integração para construir essa rede de abastecimento. Dessa forma, todos os envolvidos são fortalecidos e passam a atuar como um conjunto, aumentando a vantagem competitiva.
Essas são apenas algumas das tendências em logística para 2017 e estar por dentro das novidades ajuda a fazer com que o seu negócio esteja em constante evolução, se destacando dos concorrentes.
O que achou desse artigo? Então não deixe de assinar nossa newsletter agora mesmo e continue acompanhando os posts que lançamos aqui no blog!