• 19/04/2024

Considerando que podem ser parceiros fortes do negócio e influenciar diretamente no sucesso dele, manter uma boa relação com fornecedores deve sempre fazer parte do seu plano estratégico. O problema é que muitos donos de empresas ainda não se atentaram para isso.

Por estarem na posição de comprador, podem acreditar que têm o controle total das negociações e que devem explorar vantagens ao máximo. Ao mesmo tempo, esquecem que precisam de fornecedores bons e confiáveis.

Uma negociação não deve ser feita com um objetivo ganha-perde, mas ganha-ganha, e isso significa que ambos, compradores e vendedores, precisam ceder um pouco para que a negociação seja lucrativa para os dois lados.

Encontrar bons fornecedores pode ser difícil e, quando encontrar, você deve segurá-los. Para isso, criar e manter um bom relacionamento com eles será fundamental. Quer saber por quê? Conheça agora alguns motivos que vão fazer você pensar seriamente no assunto!

Prazos de pagamentos estendidos

Quando você estabelece um vínculo mais próximo e menos comercial com os fornecedores, eles podem compreender melhor as dificuldades que você enfrenta na vida e nos negócios. Dessa forma, sempre que precisar de um prazo um pouco maior para desafogar as contas, poderá contar com eles.

Então, a partir de agora, invista tempo no desenvolvimento de relacionamento com os fornecedores mais importantes. Encontrar um ponto em comum será ideal para estreitar as relações com os vendedores do outro lado.

Atendimento imediato

Outra grande vantagem em manter uma boa relação com fornecedores é o fato de que você pode ser atendido mais rapidamente do que os demais clientes da empresa, quando fizer contato.

Acredite, em alguns casos você vai precisar de prontidão e maior atenção do vendedor. Quando esse dia chegar, o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo terá valido a pena e você terá privilégios no atendimento.

Além de ser atendido mais rápido, o fornecedor pode ajudar você a resolver problemas com maior precisão e de forma definitiva.

Publicidade Zorte

Entregas mais rápidas

A rapidez na entrega é outra necessidade comum dos compradores. Como as compras são feitas quase sempre em caráter emergencial, muitas empresas acabam gastando mais comprando com fornecedores mais caros que prometem a entrega até a data desejada. Isso é um grande problema, pois afeta diretamente na taxa de lucratividade do negócio.

Para evitar isso, manter uma boa relação com fornecedores será fundamental. Um relacionamento mais próximo com os vendedores pode ser útil, pois eles se importarão com você e poderão ajudar acelerando os processos de venda e logística para a entrega ser mais rápida e sem custos adicionais.

Preços melhores

Todo fornecedor guarda algumas cartas na manga para negociar com os compradores e os descontos no valor das compras é uma delas. Dessa forma, ao estabelecer um vínculo emocional com os vendedores, esses descontos começam a ser cedidos sem grandes esforços da sua parte.

A sua fidelização com a empresa fornecedora e amizade com os vendedores gerará certos mimos, deixando a negociação mais simples, rápida e lucrativa para o seu negócio.

Desenvolver e manter uma boa relação com fornecedores não é um processo complicado, mas é demorado e deve ser persistente. Ser comunicativo, leal, justo nas negociações e manter os pagamentos sempre em dia será um bom começo.

Gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook e mantenha-se sempre atualizado!