• 28/04/2024

A tecnologia é uma poderosa aliada no cotidiano de qualquer empresa, impulsionando a produtividade de colaboradores e otimizando as operações. Uma dessas inovações é o arquivo SOCEN, uma ferramenta do EDI de Transporte baseada no Padrão Proceda, que oferece uma série de benefícios tanto para transportadoras quanto para embarcadores.

Interessado em aproveitar esses conceitos e suas vantagens para impulsionar seu negócio? Então, não deixe de ler este artigo! Nele, iremos explorar o que são exatamente os arquivos EDI, o conceito por trás do arquivo SOCEN, seu funcionamento, importância e as vantagens que ele proporciona. Não perca!

O que são arquivos EDI?

A sigla EDI, que significa Eletronic Data Interchange — ou Intercâmbio Eletrônico de Dados em português — é uma tecnologia criada para padronizar a comunicação entre sistemas desenvolvidos por diversas pessoas ou empresas.

Por meio do EDI, a troca de informações entre empresas é otimizada, atuando como um guia que direciona a geração e transmissão de arquivos entre as empresas. Na prática, essa tecnologia é executada por um sistema de gestão para transportadoras, eliminando a necessidade de realizar manualmente várias tarefas pelos colaboradores.

O que é o arquivo SOCEN?

O arquivo SOCEN é uma maneira eficiente de organizar e transmitir as informações relacionadas a solicitações de coleta e entrega em operações de transporte. O software de gestão do embarcador cria um documento virtual no formato de texto, como um arquivo.txt, que pode ser utilizado pelos sistemas das empresas envolvidas na atividade.

Para utilizar o arquivo SOCEN, é necessário que as partes envolvidas utilizem uma tecnologia que se integre com os clientes e façam uso do leiaute EDI. Os dados podem ser obtidos automaticamente pelo programa ou importados pelo usuário.

Imagine que um embarcador precise solicitar a uma transportadora uma coleta ou entrega. Ele só precisa gerar um arquivo EDI em seu sistema, selecionar o padrão PROCEDA e o layout do arquivo SOCEN, e transmitir o arquivo de texto gerado pelo software à transportadora. O software da transportadora preencherá imediatamente os dados em uma Ordem de Coleta ou Entrega, utilizando as informações do arquivo importado, e o usuário só precisa confirmar o lançamento do documento.

Qual é a utilidade do arquivo SOCEN no contexto do EDI de Transporte?

A utilidade principal do arquivo SOCEN é automatizar a troca de informações relacionadas a solicitações de coletas e entregas entre empresas. Essa tarefa, quando realizada manualmente, consome muito tempo dos colaboradores e está sujeita a erros. O arquivo SOCEN engloba informações abrangentes das operações a serem executadas pela transportadora, permitindo um ganho significativo de tempo e garantindo maior segurança no processo.

Quais são as vantagens que a transportadora obtém ao utilizar o arquivo SOCEN?

As vantagens associadas ao uso do arquivo SOCEN estão diretamente relacionadas ao ganho de agilidade e melhoria da qualidade nas operações das transportadoras, por meio da troca de informações eletrônicas com outras empresas. Neste tópico, destacamos os principais benefícios do padrão SOCEN e da transformação digital do negócio em geral.

Maior agilidade: Ao utilizar uma plataforma especializada, o recebimento e envio de informações referentes às cargas e documentos tornam-se mais ágeis.

Redução de erros: Um sistema de gestão eficiente recebe as informações do EDI SOCEN automaticamente, eliminando a necessidade de digitar dados manualmente e minimizando erros em documentos fiscais. Isso reduz os riscos de insatisfação dos clientes, melhora a imagem da empresa e fortalece as relações comerciais.

Aumento da produtividade: A automação de tarefas permite que os colaboradores sejam melhor aproveitados, pois não precisam digitar documentos manualmente, verificar dados, enviar e receber arquivos, entre outras tarefas burocráticas. Isso reduz o estresse na jornada de trabalho, melhora o humor da equipe, aumenta a produtividade e minimiza erros em outras atividades.

Melhoria na comunicação com o arquivo SOCEN: Com o uso do arquivo SOCEN, não é necessário enviar informações sobre as operações por e-mail ou mensagens. O embarcador, a transportadora e outras empresas envolvidas recebem os dados de forma imediata e clara. Isso reduz a ocorrência de transmissões incorretas de informações, atrasos, esquecimentos e outros problemas associados à comunicação tradicional.

Quais são os benefícios do EDI de Transporte para o embarcador?

A tecnologia do EDI de Transporte não beneficia apenas as empresas de transporte, mas também os embarcadores, otimizando suas rotinas. Veja abaixo as vantagens:

Eficiência na auditoria de fretes: A utilização do EDI permite que as informações sejam transferidas automaticamente da transportadora para o embarcador, reduzindo erros e agilizando a conferência das faturas. Isso resulta em menor incidência de duplicidades e erros, além de reduzir o tempo necessário para realizar a auditoria.

Melhoria na qualidade da comunicação: A padronização na troca de informações implica em uma comunicação mais uniforme entre o embarcador e a transportadora. Com sistemas integrados e alinhados, a estruturação de formulários e o compartilhamento de dados se tornam mais claros, transparentes e confiáveis.

Redução de custos e erros: Assim como os transportadores, os colaboradores dos embarcadores também se beneficiam com a automação de tarefas burocráticas. Isso resulta em menor incidência de erros de digitação e redução do tempo gasto em operações manuais. Com maior eficiência, os colaboradores agregam mais valor ao negócio e contribuem para a redução dos custos administrativos, como gastos com mão de obra.

Conclusão

O arquivo SOCEN é uma ferramenta tecnológica que traz benefícios significativos tanto para as transportadoras quanto para os embarcadores. É importante contar com um sistema de gestão capaz de ler e processar arquivos no leiaute EDI, que serve como base para o padrão SOCEN.

Se precisar de ajuda para melhorar a performance da sua transportadora, fale com nosso time comercial e solicite uma demonstração grátis e sem compromisso do sistema Zorte!